Departamento e Comunidade

Conheça alguns dos projetos que contam com a participação do Departamento de Construção Civil (PCC.USP):

  • Visite o site
    USP e as Profissões (11) 3091-3511/ 3091-3513

    No dia 25/05, cerca de 1200 estudantes do ensino médio tiveram contato com os cursos e instalações da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

    Eles participaram do programa “A Universidade e as Profissões”, coordenado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, cujo objetivo é fornecer subsídios para que estudantes do ensino médio tenham melhores condições de escolher sua carreira profissional.

    Na Poli, eles foram recebidos pela diretoria, nas pessoas do seu diretor, José Roberto Cardoso, seu vice-diretor, José Roberto Castilho Piqueira, dos coordenadores de graduação, prof. Francisco Ferreira Cardoso e de extensão, prof. Paulo Kaminsk. Esses representantes da diretoria da POLI receberam cerca de 300 alunos em quatro espaços diferentes, o que totalizou cerca de 1200 alunos naquele dia.

    Nesse primeiro contato, buscou-de apresentar a Engenharia como uma carreira de grande relevância para o desenvolvimento tecnológico e social do país.

    Na sequencia, em cada um dos espaços, outro professor fez uma explanação de como é a carreira de engenheiro na Escola Politécnica, suas opções de cursos e a infraestrutura que a Escola oferece a seus estudantes e, finalmente, houve a abordagem dos alunos que contaram sobre a sua vida acadêmica em uma das maiores escolas de engenharia da América Latina.

    Depois de tanta informação, era preciso ver algumas coisas na prática e, então, os quatro grandes grupos foram subdivididos para que pudessem visitar algumas instalações da Escola, como por exemplo, as salas destinadas às disciplinas de Desenho que envolvem todos os alunos ingressantes, independente do curso de engenharia que façam. São salas especiais para que eles, desde o primeiro momento, possam trabalhar auxiliados por computadores.

    Os prédios das Engenharias Elétrica, Mecânica e Civil também foram visitados, com enfoque para os seus laboratórios e espaços didáticos.

    Enquanto uma parte do grande grupo visitava as instalações físicas da Escola, a outra participava de uma grande Feira de Engenharias. Nesse local, em pequenos stands, todos os cursos de engenharia da Poli eram apresentados por professores e alunos que utilizaram recursos como modelos e protótipos, banners ou experimentos e aproveitavam para tirar dúvidas gerais sobre a profissão.

    Clique para ver algumas fotos